Releituras de Clássicos

Pelo que percebi, nas páginas da internet, várias releituras cinematográficas de clássicos estão sendo produzidas, estão estreando, ou chegaram aos cinemas esse ano. Mas não é de hoje que filmes de histórias clássicas, contos de fada, que se tornaram conhecidos através das animações da Disney, estão ganhando versões adultas e remodelações. Eu acho bem legal, quando a história não se perde; apenas ganha uma nova leitura, sem esquecer a origem.

Só da Cinderela, são pelo menos três, além do da Disney. Para Sempre Cinderela (1998), com a Drew Barrymore (Ele Não Está Tão a Fim de Você – 2009); a Nova Cinderela (2004), com Chad Michael Murray (A Casa de Cera – 2005) e Hilary Duff (Doze é Demais – 2003); e Deu a Louca na Cinderela (2006), outra animação. Desses só vi os dois primeiros, e acho que apesar de uma visão mais realista e mais madura da história, ou no caso de A Nova Cinderela, com a história tem atualizada, embora o filme seja BEM fraquinho, nenhum deles perdeu a essência da história original, de Charles Perrault. E isso, a meu ver, é super válido!

Mas não foi só essa “princesa da Disney” que ganhou uma versão em carne e osso. Branca de Neve vai ganhar não uma, mas duas novas versões, além da que saiu em 2001, com o mesmo nome da protagonista. Nos novos filmes, que ainda estão sendo produzidos, teremos nomes de peso no elenco; tanto em Espelho, Espelho Meu (Mirror Mirror), como em Branca de Neve e o Caçador (Snow White and the Huntsman).

No primeiro, teremos Julia Roberts (Comer, Rezar e Amar – 2010) no papel de Rainha Má (será que vai colar? Pra mim ela sempre teve cara de boazinha), inclusive já tem até imagens dela como a personagem; e, pelo que entendi, essa versão será leve, com um tom mais de comédia. Acho que vai ser bem parecido com a versão da Disney, com direito a narração “era uma vez…” bem comum em contos de fada.

Já A Branca de Neve e o Caçador, que terá Charlize Theron (Monster – 2003) como a Rainha Má, e Kirsten Stewart com a protagonista, pelo trailer e pelo que li, o filme terá um tom mais sombrio, mais sério; será uma releitura mesmo da história original. Os dois filmes têm previsão de estréia para o primeiro semestre de 2012; o primeiro será dirigido por Tarsem Singh (A Cela) e o segundo por Rupert Sanders.

Além dos dois clássicos já citados, outro que já ganhou uma versão moderna, e que deve chegar aos cinemas no final desse mês, talvez começo de janeiro, é A Bela e a Fera. No caso dessa nova versão, o filme tem o nome de Fera (Beastly), e conta com Alex Pettyfer (Eu Sou o Número Quatro – 2011), no papel de fera, Vanessa Hudgens (High School Musical – 2006), como “Bela” (no filme a personagem terá outro nome) e Mary-Kate Oslen (finalmente separada da irmã), como Kendra, a quem Kyle (Alex Pettyfer) irá humilhar, e irá “amaldiçoá-lo”.

Olha, achei legal o filme ter se voltado mais para a personagem masculina e não para a feminina, mas sei lá, não estou colocando muita fé. Embora o filme atualize a história contada tão lindamente antes pela Disney, acho que será um filme bem fraquinho. E não adianta, eu sou apaixonada pela Bela e a Fera, e será difícil gostar de uma nova versão. Mas vou ver, quando sair em DVD, e espero estar errada (ou não).

Vamos agora à versão lançada esse ano (acho que foi direto para DVD, pois não vi em nenhum cinema de Porto Alegre), de Bela Adormecida (Sleeping Beauty). O filme foi apresentado na Mostra de Cannes desse ano (que aconteceu em maio), e foi indicado a Palma de Ouro, mas mesmo assim não coloquei muita fé.

Bem diferente da versão clássica da Disney que todos conhecem, o filme de Julia Leigh é muito mais adulto, e com uma história completamente oposta ao conto de fadas que as pessoas tendem a associar ao ouvir/ler o título do filme.

Isso por que, esse filme não foi apenas “atualizado”; acho que ele se tornou adulto demais, e mudou completamente a história original. Olha que acho isso só de ver o trailer, ler a sinopse e críticas.

No filme de Julia Leigh não temos princesa, nem príncipe, nem castelo, nem furo no dedo; e muito menos fadas madrinhas. Não. Nessa nova versão a protagonista é uma estudante que se torna garota de programa; porém especializada em programas diferentes: para as relações com os clientes ela trabalha drogada e inconsciente, adormecida, e não se lembrar de nada depois.

Olha, nada contra releituras e modernizações. Mas provavelmente alguns de vocês, como eu, cresceram assistindo a esses clássicos da Disney, e revê-los agora, numa versão totalmente adulta e diferente da que conhecemos, acaba me deixando ressabiada.

Acredito que A Bela Adormecida de Julia Leigh deva ser um filme ótimo, e quero vê-lo, antes de decidir se gosto ou não, e formar minha opinião. Mas por enquanto deixo apenas a impressão que tive do que vi e li até agora: um filme bem diferente do que eu estava imaginado. Deixo o teaser, para vocês mesmos tirarem suas conclusões prévias.

Espero que tenham gostado do post, e assim que tiver assistido a todas essas releituras coloco aqui para vocês.

Até o próximo post!

Links que contribuíram para esse post: http://cinema.terra.com.br/natal/noticias/0,,OI5505764-EI19130,00-Lancamentos+de+Natal+saiba+mais+sobre+os+filmes+que+vao+estrear.html#tphotos ; http://revistamonet.globo.com/coluna/2011/11/11/divulgados-cartazes-e-trailer-da-versao-de-a-branca-de-neve-com-kristen-stewart/ ; http://revistamonet.globo.com/coluna/2011/11/16/divulgado-trailer-da-versao-de-a-branca-de-neve-com-julia-roberts-e-lily-collins/ ; http://www.adorocinema.com/filmes/a-fera/ ; http://www.ospaparazzi.com.br/celebridades/julia-roberts-esta-em-novo-filme-da-branca-de-neve-6187.html ; http://www.imdb.com/ ; http://revistamonet.globo.com/coluna/2011/05/07/divulgados-1%C2%BA-trailer-de-novo-a-bela-adormecida/ ; http://revistamonet.globo.com/coluna/2011/04/30/e-divulgado-o-primeiro-poster-do-filme-a-bela-adormecida/ ; http://revistamonet.globo.com/coluna/2011/10/06/divulgadas-novas-imagens-de-branca-de-neve-com-julia-roberts-e-lily-collins/ ; http://revistamonet.globo.com/coluna/2011/07/25/confira-a-galeria-de-fotos-da-versao-de-a-branca-de-neve-com-kristen-stewart/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s