Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Como já falei para vocês em outro post, sou fã de quadrinhos. E acho que um dos meus heróis preferidos, se não o preferido, é o Batman. Acho o máximo o fato de ele não ter, de fato, nenhum super poder, e o fato de ele conseguir manter sua identidade tão bem (sim, afinal como o playboy Bruce Wayne iria pensar em ajudar outras pessoas?!).

O herói é uma personagem da DC Comics, criado por Bob Kane e Bill Finger, e sua primeira aparição foi em 1939. O personagem passou por diversas modificações artísticas, e outras relacionadas a personagens, parceiros e até personalidade do mesmo; porém Batman sempre foi o alter-ego de Bruce Wayne, e esse sempre na busca pela justiça e o combate ao mal, devido à morte de seus pais quando ainda era criança.

Alguns pontos interessantes de observar no decorrer dos quadrinhos, é que na Era de Ouro de Batman, que foi até 1950, Robin já aparece nas histórias; porém nem Alfred, ou algum dos vilões conhecidos aparece. Esses só irão aparecer nos quadrinhos na Era de Prata, que vai de 1950 a 1980, foi mais para o final dessa era que os desenhos e histórias se tornaram mais sombrios.

O Homem Morcego já foi remodelado diversas vezes, tanto nos quadrinhos quanto em suas adaptações cinematográficas. Assim como Frank Miller recriou Batman do seu jeito, na série Ano Um, os diretores por trás das câmeras fizeram o mesmo. Os dois primeiros filmes, dirigidos por Tim Burton, tiveram Michael Keaton no papel do herói. No primeiro, Jack Nicholson, como Coringa, que está espetacular como vilão. No segundo, Christopher Walken e Danny DeVito como os vilões da trama, Max Shreck e Pingüim; e a “vilã” Mulher Gato, vivida por Michelle Pfeiffer.

Ambos os filmes de Tim Burton são ótimos, porém os dois seguintes de Joel Schumacher mudam completamente de forma. Tanto ‘Batman Eternamente’ quanto ‘Batman e Robin’ tem cores em excesso e não se parecem com os quadrinhos. O primeiro do diretor ainda é melhor que o segundo, que tem cenas um tanto bobas e risíveis. Acho que, principalmente no segundo filme, o erro está no exagero. O filme acabou ficando over visualmente falando, e forçado, com um enredo bobo e fraquinho; mesmo com um elenco megalomaníaco.

Ai chegou a trilogia de Nolan, que simplesmente destruiu. Ou melhor, por enquanto apenas os dois primeiro filmes, já que o terceiro ainda não estreou.  Batman Begins e o Cavaleiro das Trevas, matam a pau. Acho que ambos os filmes capturam a essência dos quadrinhos de uma forma incrível; sem falar dos atores que incorporaram os personagens de uma forma muito realista. Pra mim, não tem melhor Batman que Christian Bale, que está perfeito de Bruce Wayne, e combina com a imagem do herói que eu tinha dos quadrinhos.

Não posso deixar de citar a atuação incrivelmente brilhante Heath Ledger, que está excepcionalmente louco e assustador no filme. Adoro o Curinga do Jack Nicholson, mas o de Ledger está imbatível, os trejeitos, os tiques, o personagem em si. Heath Ledger se transformou no vilão de uma forma que chega a ser extrema. É como se ele tivesse sido sugado pelo personagem de forma que o ator está irreconhecível. Infelizmente foi uma perda muito grande para o cinema, e até hoje não consigo acreditar que é verdade.

Posters do Batman – Cavaleiro das Trevas

Mas, esse ano terá a estréia do terceiro e ultimo filme da trilogia de Nolan, e duvido que a repercussão seja diferente da dos anteriores. As expectativas são altas, pelo menos, as minhas são.

Posters O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Neste filme, Batman tornou-se um perseguido pela lei, após ter sido acusado de ter assassinado Harvey Dent em uma busca liderada por seu amigo Comissário Gordon. Então, ele precisa lidar rapidamente com a chegada do novo vilão Bane, responsável por uma onda de caos e destruição em Gotham City, enfrentar velhas feridas com a enigmática Selina Kyle e salvar a cidade antes de que tudo seja perdido para sempre.

Para quem não lembra, Bane já apareceu em outro filme do Batman, no Batman e Robin. Nessa ocasião ele era apenas uma capanga grande, forte e sem muitos neurônios que trabalhava para a Era Venenosa. Não sei se todos ficaram contentes com essa escolha; eu por exemplo, jurava que o terceiro filme contaria com o Duas Caras como vilão, ou com outro vilão mais famoso. Mas o diretor explicou os motivos da escolha, que eu encontrei no Cinema com Rapadura.

“Não conhecia o personagem muito bem. David Goyer (roteirista de ‘Batman Begins’ e criador do plot do terceiro filme da franquia) que me trouxe um volumoso material de pesquisa sobre o Bane. Só conhecia o personagem pelo nome, não tinha familiaridade com seu passado. É um personagem muito interessante. […] Com Bane, o elemento essencial é o físico. Nós trouxemos ele porque queríamos algo completamente diferente do filme anterior. O Coringa era essa imagem do caos, da anarquia e do senso de humor macabro. Já Bane, é um vilão essencialmente físico, o clássico monstro do cinema, mas com uma mente fabulosa. Além disso tivemos Tom (Hardy) pra interpretá-lo e ele sabe como conduzir os gestos e cada aspecto deste personagem. Acho que as pessoas vão gostar do que fizemos com ele.“ (Christopher Nolan, em entrevista ao LA Times)

O elenco do novo filme irá contar, além de Christian Bale, com Gary Oldman (franquia Harry Potter), presente nos outros dois primeiros filmes, como Comissário Gordon; Anne Hathaway (O Diabo Veste Prada – 2006), como a Mulher Gato; Tom Hardy (A Origem – 2010), o vilão Bane, e Morgan Freeman (Red – Aposentados e Perigosos – 2010). Também faram parte do elenco Marion Cotillard (Contágio – 2011) e Joseph Gordon-Levitt (500 Dias com Ela).

Ainda sobre elenco e história do filme, existe um boato (leia bem, é apenas um boato, não há nada confirmado), de que o Coringa de Heath Ledger iria aparece nesse filme. Para isso, seriam utilizadas cenas que foram gravadas na produção do segundo filme (que não foram utilizadas) com auxilio de tecnologia, é claro. A aparição seria curta, apenas para dar continuidade ao Cavaleiro das Trevas. Além disso, seria necessário primeiro, a autorização da família do ator para o uso dessas imagens.

Anne Hathaway, de Mulher Gato, durante as filmagens
vista da batcarverna

Abaixo vocês podem conferir trailer e teaser de O Cavaleiro das Trevas Ressurge.

Deixo também para vocês uma paródia que foi feita com as imagens do Rei Leão e o áudio do trailer do terceiro filme da trilogia do Batman de Nolan.

E, para finalizar, abaixo o trailer da animação que foi lançada no final do ano passado, baseada nos quadrinhos de Frank Miller, Ano Um. O filme saiu direto em DVD e Blu-Ray, além de outros formatos.

Espero que tenham gostado do post! Até a próxima sessão!

Links que contribuíram para esse post: http://www.imdb.com/title/tt0096895/; http://www.imdb.com/title/tt0103776/; http://www.imdb.com/title/tt0112462/; http://www.imdb.com/title/tt0118688/; http://www.imdb.com/title/tt0372784/; http://www.imdb.com/title/tt0468569/; http://cinemacomrapadura.com.br/noticias/241061/divulgado-novo-poster-de-batman-o-cavaleiro-das-trevas-ressurge/; http://cinemacomrapadura.com.br/noticias/241421/christopher-nolan-explica-escolha-de-bane-para-vilao-de-seu-terceiro-batman/; http://cinemacomrapadura.com.br/noticias/181575/de-volta-dos-mortos-heath-ledger-pode-aparecer-como-coringa-em-batman-3/; http://cinemacomrapadura.com.br/colunas/acme/243296/acme-veja-parodia-do-trailer-de-o-cavaleiro-das-trevas-ressurge-com-o-rei-leao/; http://cinemacomrapadura.com.br/noticias/226775/veja-fotos-da-batcaverna-de-o-cavaleiro-das-trevas-ressurge/; http://cinemacomrapadura.com.br/noticias/214924/divulgado-o-primeiro-trailer-da-animacao-batman-%E2%80%93-ano-um-de-frank-miller/; http://pt.wikipedia.org/wiki/Batman; http://www.thedarkknightrises.com/

Anúncios

3 comentários sobre “Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s