Filmes e suas continuações

Não tenho nada contra sequências cinematográficas. Somente quando desnecessárias, que quase sempre são.

Após dar uma volta por alguns sites relacionados ao assunto, e ver a quantidade absurda de continuações que estão saindo, sendo produzidas, ou estudadas para serem produzidas é algo que me decepciona, de certa forma.

Não que eu seja contra sequências, acho que quando tem um nexo e um porquê de existirem são totalmente válidas e construtivas para o mundo cinematográfico. Porém quando são feitas, só por que o primeiro deu certo e fez sucesso, por exemplo, não passam de uma grande perda de dinheiro e tempo. Além de queimar o primeiro filme. Isso, pra mim, é falta de criatividade e algo que visa somente o lucro (o que muitas vezes não acontece, visto que a sequencia é uma grande porcaria).

Filmes como Senhor dos Anéis, Harry Potter, Saga Crepúsculo, são totalmente aceitáveis. Não vou citar os filmes do Batman (todos os que foram produzidos até hoje), por exemplo, pois não se tratam exatamente de uma sequência, embora a trilogia de Nolan se encaixe nesse aspecto, mas por um filme ser tão diferente do outro, as “continuações” são totalmente válidas.

O que me incomoda mesmo são franquias como American Pie: os três primeiros foram ótimos, depois a coisa degringolou de uma forma absurda, chegando ao filme de número 7, porém totalmente descaracterizado e diferente dos 3 primeiros. A partir do terceiro filme, não vi mais, e nem quero ver: só de ver as chamadas e trailers já dá para ver a babaquice na qual se transformou. E para que? Para lucrar em cima de um título/franquia que deu certo e fez sucesso. Falta de criatividade, não?

Outra franquia monstruosa e desnecessária é Jogos Mortais: os primeiros foram OK, novidade, filme diferente e tal. Mas depois, só mais do mesmo. E o pior, igual às continuações absurdas de American Pie, só degringolou. Perdeu a moral e até o respeito de quem gosta desse tipo de filme. Nem o vilão era o mesmo nos últimos.

Esse tipo de coisa me incomoda, e tal foi minha surpresa, ao passear pela internet (como disse anteriormente) e ver que vão ser feitas sequências de Avatar, A Mulher de Preto e até mesmo Touro Indomável. Os três primeiros já estão confirmados, o ultimo está sendo estudado, mas convenhamos é, ou não é um absurdo?

Ok, James Cameron, Avatar foi incrível, algo totalmente inédito e surpreendente. Algo inimaginável. Mas uma continuação? Ou melhor, duas continuações? Sim, meus amigos, teremos Avatar 2 e 3! E ai, fica aquela questão: o primeiro foi ótimo, mas como eles vão conseguir fazer dos outros dois, algo tão incrível quanto o original? O segundo filme, se chamará Na’vi, e será um tipo de pré-sequência do primeiro filme. Até ai, OK; ainda acho que será um filme desnecessário, mas tudo bem. Porém não consigo nem imaginar o que será o 3 filme. É esperar para ver.

Já falamos sobre A Mulher de Preto aqui no blog há algumas semanas atrás, e ai eu fiquei sabendo que vai ter uma sequencia. Vai “chover no molhado”. A história vai ser basicamente a mesma, vai se passar no mesmo local, só vai mudar o protagonista, e a época: o dois vai se passar 40 anos depois do primeiro. Ai me diz, para que? É esse tipo de coisa que não precisa.

Mas vamos para a pior notícia que li essa semana (ontem para ser mais precisa): Touro Indomável 2 (não sei se o nome vai ser esse, ou outro, coloquei o dois do lado apenas para ilustrar). Juro que quando li da primeira vez achei que fosse um remake, mas não. É uma sequência. Se nem Martin Scorsece, diretor do filme de 1980, leva fé e acredita que uma sequencia tenham cabimento, por que eu tenho que gostar da ideia?

O diretor respondeu as perguntas do editor da GQ, Logan Hill, durante o lançamento de uma campanha para levantar fundos para uma instituição, como vocês podem conferir abaixo. Além dessas perguntas e respostas abaixo, vocês também podem conferir mais sobre a “entrevista” no site do Cinema com Rapadura.

Sobre a sequência de Touro Indomável (projeto do diretor argentino Martin Guigi, de “Além da Escuridão”):

Não tenho ideia [do que esperar]. Essa é a segunda vez que ouço falar sobre isso […]”

Quando perguntado sobre o que sentia ao ver seu clássico de 1980 ganhar uma continuação sem que ter qualquer envolvimento, Scorsese disse que não acha que poderia revisitar o material.

Dissemos tudo que tinha para ser dito. Aspectos diferentes da mesma história só nos fazem andar em círculos, esclareceu.

Os aspectos a que se referiu foram características como ascensão e queda de um ídolo e como superar o sofrimento.

A superação como forma de mudança. Lidar consigo mesmo, na verdade. No fim de ‘Touro Indomável’, ele (LaMotta) olha para si mesmo no espelho e se sente confortável. Então não sei como eles poderiam fazer na continuação, acredita.

Ou seja, se de fato esse novo filme for feito, vai ser totalmente desnecessário. Nada ficou pó dizer, não existe essa necessidade de continuar uma história que já está finalizada. Novamente, falta de criatividade.

As sequências sem sentido abrangem, também, as animações. Os criadores vão alongando a história de tal forma que um filme que era ótimo e o segundo também, acabam ficando chatos nos seguintes. A Disney tem incontáveis sequências de clássicos, e aposto que a metade de vocês não faz nem ideia da existência desses, pois não foram divulgados e têm péssimas avaliações em sites como Rotten Tomatoes e IMDb, por exemplo.

A concorrente DreamWorks não fica atrás. É o caso de Sherek, os dois primeiros filmes são ótimos, divertidíssimos; já o terceiro e quarto são bem fraquinhos e ficam devendo para os primeiros. Se tivessem parado no segundo filme, eu não estava citando aqui, foi uma franquia que começou muito bem, e decaiu.

Ou seja, tudo tem uma medida e um por que. Ficar insistindo e reutilizando personagens e histórias nem sempre dá certo. Às vezes funciona, e muito bem, mas isso também não quer dizer os próximos serão bons.

Então, fica aqui o meu desabafo e protesto em relação a franquias desnecessárias, sem criatividade e que queimam o filme original. Até a próxima sessão!

Links que contribuíram para o post: http://revistamonet.globo.com/coluna/2012/04/02/terror-a-mulher-de-preto-estrelado-por-daniel-radcliffe-tera-continuacao/http://cinemacomrapadura.com.br/noticias/258564/james-cameron-fala-sobre-suas-inspiracoes-para-avatar-2-e-3/http://cinemacomrapadura.com.br/noticias/156071/sequencia-de-avatar-ganha-titulo-e-novidades/http://cinemacomrapadura.com.br/noticias/260697/cineasta-martin-scorsese-comenta-a-sequencia-de-touro-indomavel/

Anúncios

2 comentários sobre “Filmes e suas continuações

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s