Saga musical cinematográfica do Rock

Gosto de filmes e gosto de música. Alguns shows são tão marcantes que extrapolam a barreira artística ao qual se enquadram, “saem” do universo musical e valem ser assistidos, também pela música, mas além de tudo pelas imagens criadas, por toda iconografia em volta do espetáculo em questão. Por isso, claro, além de obras musicais, poderiam muito bem ser enquadrados em qualquer categoria de filme, sendo verdadeiras obras de arte tanto em sons, quanto em imagens.

Resolvi, então, fazer um breve levantamento dos 5 shows de rock que eu considero os maiores exemplos disso:

1 – Pink Floyd at Pompeii

O show mais bizarro da Terra, toda uma construção e preocupação com um espetáculo majestoso…mas sem público! Sim, Pink Floyd – como devem saber – gravou o concerto inteiro na famosa cidade de Pompéia, engolida por uma erupção vulcânica.

Toda a relação mística gerada pelo show, assim como alguns trechos em entrevistas, podem ser vistas no filme abaixo. Com toda certeza um dos momentos mais insanos da música, de todos os tempos:

2 – AC-DC live at River Plate

Uma das bandas que mais gosta de fazer espetáculos grandiosos, foi correspondia a altura no seu show na Argentina. Não a toa gravou DVD, que virou um sucesso e foi justamente reconhecido.

O bacana deste concerto não é nem a obra em si, porque já sabemos o que esperar de AC-DC, mas sim a interação do público, que deu toda uma animação muito intensa a gravação:

3 – Black Sabbath live at Paris

Os reis do dark, os pais de tudo o que pode se chamar de obscuro no rock, tidos por muitos como os grandes inventores do metal. Um dos maiores frontmans da história, envolvido em uma série de notórias histórias – como comer morcegos – e uma banda de dar inveja em qualquer músico.

Enfim, nesta emblemática apresentação, a banda toca em Paris em um dos seus melhores shows. Além disso, uma das introduções mais estranhas da música, com Ozzy escovando os dentes com uma vassoura:

4 – Metallica and San Francisco Orchestra

Ok, Metallica está mais para o metal do que rock, mas merece ser citado.

Este projeto criado por eles, faz um bom tempo, consiste em reunir a banda com alguma orquestra. Como era de se esperar, o resultado de estilos tão distintos é uma obra muito bacana, com uma sonoridade espetacular. Não só isso, todo aspecto do show, assim a presença da orquestra, cria um visual único:

5 – Jimi Hendrix at Woodstock

Esse show é tão épico que mal merece comentário. Todos nós já sabemos a grandeza do espetáculo e do cidadão em questão.

Acompanhem, prestigiem e ouçam uma das apresentações mais bem produzidas da Terra, com toda a mística de um guitarrista impar, em um dos momentos de maior criatividade de sua carreira. A parte do hino, sem dúvidas, é sensacional:

Boa noite e até a próxima sessão! Fontes que contribuíram para o blog: www.youtube.com

Anúncios

2 comentários sobre “Saga musical cinematográfica do Rock

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s