O Lorax – Em Busca da Trúfula Perdida

To bem dos desenhos nesta ultima semana. Acho que esse clima de final de ano acaba deixando a gente mais cansado e daí acabo escolhendo filmes mais leves, descontraídos e sem muito compromisso!

E O Lorax é exatamente isso. Além de ser extremamente educativo e, querendo ou não, um alerta muito simples mas realista! Mas, vamos por partes.

Dr-Seuss-The-Lorax-Movie

Para quem não sabe, O Lorax é um dos diversos personagens do Dr. Seuss; sim, o mesmo criador de O Gato da Cartola, Grinch e Horton. O autor publicou mais de 60 livros infantis e seus personagens são queridos e conhecidos até hoje. Tanto que seus personagens mais famosos ganharam não só desenhos televisivos na época, mas filmes – todos lançados entre 2000 e 2012 (com exceção do Grinch, que teve um filme de animação lançado em 1966, muito antes da versão com Jim Carrey).

168181367304711170_wSo3r7br_c

unnamed

O Lorax é uma criatura mágica, que como ele mesmo diz, fala pelas árvores. Ou seja, esta criaturinha laranja e de bigode protege a natureza! E esta é a questão educativa que falei lá no inicio do post, aonde se baseia todo o contexto do filme (e livro); mas daqui a pouco falaremos mais sobre isso.

Lorax_Movie_i03

Ilustração do Lorax, feita por Skottie Young
Ilustração do Lorax, feita por Skottie Young

O filme, que estreou esse ano, conta a história de Ted, um garoto que mora em Snedville (em ingles, Theneedville): uma cidade de plástico, onde as pessoas não estão nem ai para a poluição e para a natureza. Nem mesmo Ted se importa, pelo menos até descobrir que a menina por quem é apaixonado, Audrey, adora árvores, e seu sonho é ver uma de verdade. Logo, Ted decide ir atrás de uma árvore real, porém, ele irá enfrentar problemas com Aloísio O’hare, dono da maior empresa da região e, praticamente, o administrador geral da cidade.

o-lorax-600x308

zac-efron-Ted-taylor-swift-audrey-dr-Seuss-the-lorax-movie-2012-hd-wallpapers-7

Vocês já devem ter deduzido (através da imagens) que essas coisas coloridas que parecem pompons são as tais das trúfulas (como diz no título), e que elas são as árvores do filme: as que O Lorax protege e a qual Ted está atrás.

O filme, que foi produzido pelo mesmo estúdio de Meu Malvado Favorito (Illumination Entertainment, ADORO), é bem curtinho e muito bem feito. A animação é impecável e é incrível como eles conseguiram realmente dar um “ar de plástico” à cidade. O Lorax é multicolorido e enche os olhos de qualquer um, principalmente nas cenas da floresta de trúfulas – dá vontade de entrar no desenho.

tumblr_m4uj0u2QNX1r27sv1

Lorax-ForestGood

lorax-scenery-splash

Mas o que eu acho que merece destaque ainda maior é a lição de moral, passada tanto no livro, quanto na série televisiva e no filme: a questão da natureza e a relação com os seres humanos. Devemos cuidar das árvores, da fauna e da flora, para que tenhamos no futuro um mundo mais saudável, não destruindo o nosso planeta, mesmo que para isso sejam revistos alguns comportamentos das pessoas e que sejamos seres menos extremos em nossas ações (principalmente no consumismo), dosando as necessidades das pessoas com as necessidades do planeta..

O filme possui algumas músicas (bem divertidas, por sinal) e personagens ótimos, além do protagonista, como os peixes cantores e os ursos – bem carismáticos. Sem falar da vó de Ted, dublada por Betty White, simplesmente demais. Porém, achei a animação bem mais infantil que as ultimas que tivemos recentemente, sendo realmente voltada a um público infantil de fato. Sobre os atores escalados para as dublagens, acredito que ficou muito bacana: Danny DeVitto como O Lorax está imperdível, e os queridinhos das adolescentes, Zac Efron e Taylor Swift, também estão muito bem como Ted e Audrey. Ed Helms, de Se Beber Não Case, que emprestou sua voz para o personagem Umavez-lido, o contador da história, também ficou super convincente.

Lorax-27Out2011_07

lorax1

GoldTugAnime_Lorax_BDRip1080p_S1

The-Lorax-dr-seuss-the-lorax-29022256-640-360

O Lorax é um filme muito bacana e merece atenção, de adultos e crianças, e é uma boa opção para se divertir sem compromisso! Simples e de fácil entendimento, O Lorax ganha o coração do espectador rapidamente, sem piadas adultas nas entrelinhas, é um filme inocente e uma ótima pedida para se divertir.

Deixo o trailer do filme para vocês e até a próxima sessão! Bom filme!

Links que contribuíram para esse post: http://www.imdb.com/title/tt1482459/http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Lorax_(livro); http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Lorax_(filme); http://pt.wikipedia.org/wiki/Dr._Seuss

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s