3 outros filmes de ação para se lembrar e rever

Semana passada fizemos aquela crítica sobre Predador e, no fim, ficamos com a sensação de que deveríamos falar um pouco, ao menos em drops, sobre outros clássicos de ação da época. Há muitos projetos para ver e rever, sobretudo neste calor desumano que basicamente aplaca todo Brasil e nos leva a não sair de casa: vejamos filmes, então, para compensar o tédio de não ter o que fazer.
1 – O Grande Dragão Branco
ograndedragaogranco
A despeito de todo o moralismo óbvio na luta do bem contra o mal, este filme é implacável ao construir um dos maiores dramas clássicos do cinema de ação: um personagem heroico, um dos vilões mais carismáticos – ou odiados – de todos os tempos, uma narrativa no qual toda esta batalha entre mocinhos e bandidos é hiperbolizada ao ponto de, de fato, enquanto espectadores acabarmos torcendo pelo ‘final certo’ no filme. Tudo embalado numa das melhores trilhas-sonoras que o cinema já viu, além de, claro, ser um dos percussores em apontar o cenário oriental como ação em filmes americanos: o submundo dos clássicos de ação da época é, também, essencialmente embalado pela conversão Ocidente x Oriente.
2 – Conan, o bárbaro
download4
A bizarra ficção que se passa nesta história é tão genial justamente pelo apelo motivado numa relação teatral com seus personagens: é tudo tão barato, vestuários, cenários, efeitos, que a história parece se desenrolar num palco diegético de acontecimentos impossíveis. No final, não vemos apenas um filme de ação, claro, mas também um grande épico em uma terra impossível, quase como um conto grego antigo. É a perpetuação da exploração no que há de melhor em ficção, pois aposta nas relações, nos personagens – ainda que fantasiados -, construídos num cenário de possibilidades sobretudo pela falta de verba na produção, pois o filme há de contar com o que PODE fazer e não com o que DEVE fazer.
3 – Rambo
 laborday-rambo
Quando Sly se consagra com a franquia Rocky, parece que Rambo aparece apenas enquanto uma ‘franquia menor’, ou um filme de ação bobinho e motivado em mortes ou vazio; grande mentira: Rambo é um dos maiores anti-heróis americanos e, principalmente no filme original, a narrativa consolida justamente isso; vemos uma das maiores atuações no mundo da ação ao encarar uma ironia pouco vista, pois Rambo é o estereótipo do americano herói deposto de qualquer heroísmo, haja vista que ele acaba cedendo justamente ao seu embate interno em não lidar bem com esta imagem, disposto a combater os próprios problemas americanos dentro de seu território. Rambo é, por isso, um grande personagem, sim, num ótimo filme subestimado.
E era isso, pessoal. Revejam estes filmes, também, e concluam que não estamos mentindo! Boa Noite e até a Próxima Sessão!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s